domingo, 3 de janeiro de 2016

"MISSÃO ESPERANTO" - ENTRE A FICÇÃO (pouca) E A REALIDADE (muita) - HOSPITAL - PEDIATRICO DE LISBOA EM ALTO PERIGO !!!?

Esperanto volta a Terra
"Esperanto, segue a sua   visita pelas  instalações da Urgência Pediátrica  do HDE     a  partilha por um curto instante com os Profissionais em exercício das  condições  degradantes ,  sujeitos a  longos turnos extenuantes em   gabinetes pequenos, mal ventilados  e com mobília desadaptada .....Sente-se incomodado , comungando contra  a indignidade à  que os profissionais são votados, quando obrigados a exercer naquelas condições.
Segue-se  um breve olhar pela  sala de espera, apinhada   com o ar pesado e viciado prenhe de doença de  crianças  aconchegadas  pelo   olhar cansado e ansioso dos seus Pais ." 

ESPERANTO , em  missão de rotina ao  Planeta Terra. 


1º Acto

 Introdução :


Estávamos numa  madrugada de um dos últimos dias do  ano de 2015.  As silhuetas das  árvores nuas,   erguem-se  esguias a volta do miradouro . Por entre os  ramos  descortina-se a  sombra do casario  que escorre  húmido serpenteante a colina  abaixo. Chama  atenção a janela um  sótão,  de onde luz se difunde nas gotículas de orvalho . A  quadricula de vidro  iluminada , é entre cortada , de quando em  quando por uma sombra que  por breves momentos se agita no interior do aposento. 

Esperanto ,  responsável  pela proteção das   crianças das constelações da periferia da galáxia,   enviado em inspeção de rotina  a Terra,  
ao  preencher    a alínea  1877 do  relatório  que contemplava   a evolução da  situação do Hospital  Pediátrico / D. Estefânia  , consulta o Blogue – Defesa do HDE e  dá-se conta  que desde a sua  ultima  vista ao Planeta Terra, não havia  sido feita  nenhuma atualização. 

 Apreensivo , Esperanto,  de imediato,  escreve um mail dirigido a  redação  do Blogue na forma de "de sobressalto de consciência" , que  acordou  em  susto  os editores .
 Eis alguns trechos da missiva :

"Amigos, 

informo que o vosso silêncio só se justificará no caso da concretização dos objetivos entre nós acordados. Não aceitaremos o desalento e o baixar de braços numa questão desta importância para o futuro de vossas crianças.

Agradeço assim que respondam com a maior brevidade  caso se concretizaram os  pressupostos seguintes :

Se:

 - os governantes   do Vosso Pais finalmente reconheceram ,  que o Hospital Pediátrico é  um equipamento imprescindível a assistência Hospitalar Pediátrico da Zona Sul do Pais.

- foi interrompida a  descaracterização  do HDE  que antecipa o objetivo final que será o  de transforma-lo num  pequeno  Serviço de Pediatria no futuro Hospital Generalista de Todos os Santos a medida dos lucros da PPP e dos H. Privados  que estão plena expansão fagocitaria absorvendo as camas e  as especialidades  subtraídas ao Serviço Publico. 

- foram  afastados dos órgãos de decisão do Ministério da Saúde  e dos partidos do arco do poder   os responsáveis pela  atual reforma   da rede Hospitalar de Lisboa Central  que  na verdade constituíram-se  objetivamente em   guarda  avançada dos grupos financeiros privados ligados a saúde, no caso  de Lisboa Central dos interesses da   PPP do futuro Hospital de Todos os Santos ?  ( ver artigo anterior no Blog:  Será a atual reforma Hospitalar um processo isento?- http://campanhapelohde.blogspot.pt/2013/11/a-reforma-da-rede-hospitalar-de-lisboa.html)

-foi  desarticulada a   Sagestamo  / Parpublica ,  pseudo empresa criada com o fim de  alienar  aos Lisboetas o  Património  imobiliário histórico  e cultural dos antigos Hospitais Civis de Lisboa  e sua entrega a  especulação imobiliária e  transforma-lo  em condomínios de luxo.?
( ver artigos no Blog  dos  debates na Assembleia Municipal de Lisboa
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=7827977239625391904#editor/target=post;postID=5490184201896935270;onPublishedMenu=allpo)


- estancada  a hemorragia de   profissionais  do Serviço Publico para os  Hospitais privados  ou a sua   emigração  que estão   desmotivados devido ao   desinvestimento  e degradação das condições de trabalho e agravada pela  lei que cinicamente facilitou   as reformas antecipadas promulgada  a medida dos interesses destes mesmos  Hospitais Privados

-Finalmente , se  a vossa classe política , que se afirma  “europeísta” ,ao invés de palavras ocas e eleitoralistas   se  dispõe a preservar e honrar  o  legado civilizacional  Europeu  que ao invés de destruir  os seus Hospitais Pediátricos, acarinha-os e preservam-nos . 
Exemplos recentes : Em Paris , o  Necker / Les Enfant Maladie  foi renovado e em  Dublin estão a construir um Novo  Hospital Pedíatrico de raiz. Vale a pena visitar  os Sites.....

http://necker-laennec.aphp.fr/


Assina: Esperanto


  

Acto 2: Visita ao Hospital D. Estefânia


Esperanto , estranha , pois  ao contrario da prontidão habitual  não  recebeu  qualquer resposta . Preocupado pressente que o silencio da redação refletirá   um desalento envergonhado e  decide  pessoalmente averiguar  o que se passa  e  faz uma visita  ao  Hospital Pediátrico de Lisboa.

-Ao  revisitar  aquela ,  Instituição  centenária, Esperanto , entristece-se logo ao passar os portões ao    deparar-se  com o esqueleto  da antigas  Palmeiras dizimadas pela   praga  dos    escaravelhos provenientes do  Egito.  
A  ideias se  cruzam no seu   inconsciente  que  associa a   ação daqueles insetos nefastos  à ideologia  neoliberal  que invadiu   de forma organizada as  instituições nacionais , europeias e mundiais , e  cuja  regra é a  des regulamentação   , corrupção e mercantilização de todos os valores incluindo a Assistência Hospitalar Pediátrica.
Em  Portugal “o conservadorismo de movimento” e Banco Mundial, como o denomina este Paul Krugman  ,  se disseminou   através do Think Tank “ “Compromisso Portugal”.
Esperanto pensa para com os seus botões :  “ quando será que os  portugueses apreenderam a serem  críticos   e não se deslumbrarem com o que vem do estrangeiro ?

-Segue a sua   visita pelas  instalações da Urgência Pediátrica  do HDE e partilha por um curto instante com os Profissionais em exercício das  condições  degradantes ,  sujeitos a  longos turnos extenuantes em   gabinetes pequenos, mal ventilados  e com mobília desadaptada .....Sente-se incomodado , comungando solidário  contra  as condições  indignas  a que os profissionais são votados e obrigados a exercer.
Segue-se  um breve olhar pela  sala de espera, apinhada   com o ar pesado e viciado prenhe de doença de  crianças  aconchegadas  pelo   olhar cansado e ansioso dos seus Pais . 

  Aquele ambiente é  desaconselhável  a  Saúde Publica ,  reflecte  a  incúria e ausência da sensibilidade  dos organismos  administrativos Hospitalares e da Classe Política  organizada no  Bloco Central, (tão caro ao atual Presidente da Republica em fim de exercício) .

-Consta-lhe  que alguns  Directores de Serviços  deixaram   de exercer, reformando-se por sentirem-se desprovidos das  condições mínimas de dignidade para o exercício de suas funções  no atendimento dos seus  doentes.

-Que a Direcção Clínica  do Hospital Pediátrico deixou de ter autonomia e  é uma sombra des responsabilizada  que transmite as orientações da Direção do  Hospital de Adultos .

- Atonito repara que é feita taboa rasa  das normas  de acreditação internacional de que o HDE  que exigem que os  doentes adultos e  as crianças doentes  partilhem  circuitos distintos  e que num exercício antecipado e  gratuito “de treino” para as condições  em que se exercerá a pediatria  futuro Hospital Generalista de Todos os Santos .

-O desprezo pelo  contributo de profissionais de longa carreira  em  sub especialidades  fundamentais  que   continuavam disponíveis para   continuar a Servir o Hospital apenas  para não despender alguns euros . (numa lógica subterrânea cujo  objetivo é o  de os desviar  para os servirem  nos Hospitais  privados)

-Quando os  contratos e os quantitativos salariais dos profissional / internatos de especialidade impostos ao Centro Hospitalar,  são desmotivadores e inferiores aos propostos  quer noutras instituições publicas quer nos novos hospitais privados  retirando a hipótese de renovação dos quadros num bem arquitectado  de destruição do Serviço Publico de Saúde .

-Quando em detrimento de um quadro médico estável  enquadrado nas  carreiras médicas ,  o ( anterior) Ministério  estabeleceu  como regra em todo o  Pais  a  sub contratação obrigatória de   Empresas de fornecimento de mão de obra médica ,   criadas a medida  dos   “amigos” do partido ou do grupo financeiro que representam e antevendo-se a proletarização dos profissionais de Saúde ,  condição necessária aos lucros em espiral da medicina mercantil.


-Quando obedecendo a ordens do Ministério,  recusaram  a   pagar horas extraordinárias   a especialidades fundamentais  e  que devem constar obrigatoriamente  na  urgência de um Centro Terciário  (como a neuro cirurgia , radiologia de intervenção ), com resultado trágicos como foi   agora foi noticia  )  quando  outra especialidade  merece   tratamento distintivo ,  e são melhor  pagas ,por serem   consideradas  um “Ex Libris “ do futuro Hospital de Chelas Todos os Santos  ( Transplantes por exemplo) . Nesta lógica estará   implícita o esvaziamento dos Hospitais Públicos de resposta  em valências essenciais  e sua provável  transferência para os hospitais privados. 

-Quando  se prevê  e já se concretiza que  algumas  sub especialidades  horizontais pediátricas ,  fruto de anos de dedicação e esforço  e investimento dos profissionais estão a  ser  dissolvidas  nas especialidades gerais em  nome  “rentabilidade” no futuro hospital generalista  de Chelas  ( oftalmologia, otorrinolaringologia, medicina maxilo facial , radiologia , neurocirurgia , endocrinologia,  gastroenterologia , nefrologia, urologia , ortopedia entre muitas  outras  etc.) numa ótica  ignorante    da especificidade pediátrica e atendendo apenas a rentabilização  de espaços e  de horários.

-A antiga Maternidade Magalhães Coutinho, unidade de referência, com instalações de qualidade  esta  agora as moscas  e em risco de degradação,na sequência do Processo de impugnação  Maternidade Alfredo da Costa,  quando  foram encerrados quartos pediatricos necessários em alternativa a sobre lotação insalubre de outros. 

-Haverá referir como positivos renovação da pintura de alguns corredores e modernização  de vários Serviços que admitimos principalmente devido ao esforço dos seus responsáves.

Acto III  - "O Pais não tem dinheiro":-   A cínica  justificação  para este ato  anti civilizacional .  Esperanto adoece


Esperanto, indaga e recebe como justificação e resposta da classe política e gestores de   que  este retrocesso é inevitável porque o   “Pais não tem dinheiro” . Indignado  com o cinismo da resposta é acometido de um súbito  ataque de  náuseas . 

A indignação de Esperando foi previsível , não fosse de conhecimento publico que:

O Grupo Mello / CUF Descobertas  que devido a  duplas faturação desvio Estado 45milhões de  euros no diferendo do Amadora Sintra  com a conivência de Durão Barroso e o silêncio de  Correia de Campos. ( crime  prescrito)  ver nota 1
Este mesmo Grupo Mello  que naquele processo ficou a dever 27 milhões de Euros aos forneceremos que estão disputa em  tribunal e que justiça mas que  acabam de construir um novo Hospital  ( com dinheiro que não lhes pertence)  e  para onde se  desviam os profissionais desmotivados do Serviço Publico a procura de  complemento salarial que lhes negado pelo Ministério da Saúde cujas políticas controlam. Estes acontecimentos  denunciados na altura por funcionários do Ministério da Saúde e que sofreram uma 
chantagem com contorno mafioso e  execrável que inverteu o  ónus da culpa obrigando-os  a calar.  ( processo bem documentado na Net)

- que no rescaldo das falências fraudulentas do BPN, BPP,   BES e agora do  
BANIF   em que obrigam  os contribuintes a pagar no seu conjunto  cerca  20 mil milhões de Euros . Trata-se de premiar a corrupção pois os   administradores e proprietários tinham  relações estreitas com  as elites político partidárias do arco do poder   como bem  o  demonstrou o Presidente  da Republica cessante ao aconselhar os incautos a comprar ações do BES........E  que para construir um novo Hospital Pediátrico em Lisboa bastaria 1/2000 partes  daquele valor! 

-Quando se paga a um médico cirurgião do Hospital São José  com 30 anos de carreira  2000 euros e a  António Mexia, ( membro do "Compromisso Portugal",  gestor designado  por Passos Coelho na privatização da EDP/  usurpação de  bens ao Portugueses) 
2 milhões de Euros!!! https://www.facebook.com/1085430783/videos/10205733698076776/

-Quando se destina  ao  Hospitais Públicos um papel de Assistência aos Pobres,  cumprindo-se  ordens do   FMI e BCE em    antecipação do  “ Grande Mercado Transatlântico “ numa estratégia planeada e  levada a bom termo em que colaboraram o Ministro e  Presidente Cavaco Silva, Durão Barroso nomeando como  Ministros da Saúde  Luís Filipe Pereira ( ex gestor do Grupo Mello) e Arlindo Pereira  ( Idem) ou  de  Correia de Campos  ( ex funcionário do Banco Mundial) nos governos de Guterres e Sócrates  que em conjunto com o PSD e CDS,   desenvolveram  e instituíram  as PPP na Saúde e entregaram  a “Gestão Privada Hospitais Públicos mas paga pelos contribuintes. ( inicialmente o Hospital de Amadora Sintra  e  dos Hospitais de Vila Franca, Loures e Cascais que se comportam com  meras sucursais  dos Hospitais Privados pertencentes aos  grupos financeiros,  desviando exames e doentes para os respetivos Hospitais Privados. )


Acto IV-
O estado de  náuseas do Esperanto  torna-se cronico e sente-se  cada vez mais debilibitado.



Esperanto ,  de volta a casa   sobe  penosamente  o ultimo lanço  da espiral da escadas de madeira  que levam ao sótão  onde tem  a sua base . 
Febril , sente que sua mente  corpo estão  tolhidos , entorpecidos e quase  insensíveis. julga que  a doença tenha a ver com a humidade do sótão. ( os funcionários da Galáxia em Serviço Publico,  obrigam-se  a  uma  vida frugal e simples  mas Esperanto tem a mania de exagerar...)

-Toma subitamente  consciência  do perigo que corre e num ultimo  alento,  contacta Galáxia,  solicitando conselho s e orientação  médica urgente.  
- Após breve monitorização , telepática,  dão-lhe ordens para  abandonar Portugal  o mais rapidamente possível , pois o seu estado de doença tem haver com o clima de corrupção em que o Pais soçobrou.  Para recuperar a imunidade  e saúde  perdidas  informam que deve gozar umas   férias na ISLÂNDIA ,pequeno Pais habitado por um  Povo   corajoso   e que  prontamente soube  julgar e   prender  os políticos , gestores e banqueiros corruptos, (factos cuidadosamente  ocultados  pelos média subserviente e controlados pelos grupos financeiros que torna estes  factos desconhecidos da generalidade dos portugueses)


https://www.youtube.com/watch?v=cRncNnRTFY0
29 

Ato V - Epilogo    Solilóquio de Hamlet, no acto 3, cena 1, Ser ou não ser, eis a questão: será mais nobre/ Em nosso espírito sofrer pedras e flechas/ Com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja,/ Ou insurgir-nos contra um mar de provocações/ E em luta pôr-lhes fim? Morrer.. dormir: não mais[iii].



O exercicio da  cidadania é a unica solução!


Da  ISLÂNDIA, já com animo e  forças  recuperados ,Esperanto enviou –nos esta mensagem  de  Bom Ano solicitando que  a publicássemos neste BLOG e que agradecemos :

Portugueses, 

São os meus desejos para o ano de 2016 um melhor   augúrio  e sorte ao  vosso Povo submisso vitima há séculos   “elites” parasitas ,  inaptas ,  corruptas, egoístas .( bem retratadas no   Alexandre Herculano, nota 2)
Desejo-vos  coragem  para exercerem a Cidadania e se  emancipem,   exigindo  que as Vossas Crianças tenham melhor sorte  com o Novo Governo e Ministro da Saúde e que futuro Presidente da Republica não faça tábua rasa de um abaixo assinado com 80.000 assinaturas  (Ver Nota 2)
Espero que  no próximo ano ao voltar a Portugal,  tenham sido dado passos decisivos na reorganização  do atendimento terciário hospitalar no Sul do Pais  e que diverso estudos dizem que deve  contemplar dois Centros  Terciários materno infantis autónomos e  diferenciados, mas  cooperantes e complementares , (o Hospital D. Estefânia /Alfredo da Costa e o Hospital Sta Maria).
Força amigos !  A  esperança por vezes esmorece , mas não morre. 

Até breve!" 

Assina : Esperanto
  

Subscrevem ,  publicam e ilustram :
Pedro Paulo Mendes  e Manu a menina que sabia ouvir




Nota 1- Ver artigo de denuncia da Arquiteta Helena Roseta na Visão de " Revista Visão de 31 /10/2002."

Nota 2- Ao  entregarmos a Petição ao Sr. Presidente da Republica ,para intervir  junto ao Governo de Socrates em Defesa do Património do HDE  e  de um Novo Hospital Pediatrico Para Lisboa  fomos recebidos  de forma educada  pelo Sr. Presidente  da Republica  que "mostrou-se sensibilizado", como solução  sugeriu que  fossemos pedir ao Eng. Gestor P.D.A para ver se era possível alterar o projeto do futuro HTS. Por outro palavras demitiu-se de tomar qualquer iniciativa, assumindo a sua submissão aos Grupos Privados.
 Notar que referido Engenheiro  PDA já  exercera  funções  Secretario de Estado quando   fora 1º Ministro ,  e que fora  Gestor do Amadora Sintra pelo Grupo Mello quando do contencioso com o Estado estando em causa uma sobre facturação de 45 milhoes de euros!!!!!
No governo de Sócrates, o Eng. PDA foi nomeado pelo Ministro das Finanças, Manuel Pinho ( membro do compromisso Portugal) para conduzir o concurso da PPP do Hospital de Todos o Santos. Percebe-se aqui o grau  "isenção"  dos nossos governantes relativamente ao grupos financeiros   e  do actual Presidente da Republica felizmente em fim de mandato.....

Sem comentários: